sexta-feira, 3 de junho de 2011

TRABALHO CIENTIFICO

   SÍNDROME DE CRI DU CHAT

INTRODUÇÃO
          Devido ao rearranjo estrutural cromossômico, originou se a síndrome de Cri du Chat (CDC). A síndrome CDC foi descrita inicialmente na França em 1963, pelo geneticista Dr Jerone Lejeune, ela e uma  deleção do cromossomo 5. Estudos avançados e pesguisas estimaram a prevalência da patologia de 1 em 50.000 nascidos vivos. Os sintomas que envolvem esta síndrome são baixo peso ao nascimento, ponte nasal larga, canto da boca virado para baixo, microcefalia, face arredondada,  hipertelorismo, epicanto, fendas palpebrais inferiores oblíquas, implantação baixa da orelha, micrognatia e choro típico alto e agudo, parecido com o miado do gato, deste choro foi que se originou o nome da síndrome. Muitas das coisas que acometem os pacientes as malformações clássicas que são detectadas são dentárias, hipoplasia de esmalte, , periodontite crônica generalizada e retardo na erupção dos dentes. No  diagnóstico a uma analise do  cariótipo, em alguns casos exigindo testes mais acurados como FISH ou PCR., após uma intensa busca pude constatar que a pouca informação na internet com relação a esta síndrome e a questão odontológica do paciente.

DESENVOLVIMENTO
       Tentei entrar em contato com a secretaria de saúde do município de Juazeiro do Norte, para saber se existe algum caso desta síndrome nesta cidade, mas devido a total falta de competência desta instituição municipal ainda estou esperando a resposta , apenas obtive resposta da secretaria estadual sobre a incidência no estado do Ceara onde me foi informado que neste ano corrente ainda não foi diagnosticado nem um caso nesta unidade federada, tive que resumir minhas buscas apenas a internet. e acredido que faltou literatura, tem muita coisa, mas apenas definindo a síndrome,
CONCLUSÃO
      
        A acredito que faltou uma literatura, mas especifica no sentido de saber qual o índice em nosso pais, poderia  encher varias paginas com matérias  da internet, mas como sei que o cerne deste trabalho, é a introdução dos alunos de odontologia no mundo do trabalho cientifico, me dou pro satisfeito com minhas palavras. 


Referencias bibliográficas

Nenhum comentário:

Postar um comentário